Texto 2
Brasil vive tragédia na segurança pública, diz especialista.
VILELLA, Flávia. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014- 04/brasil-vive-tragedia-na-seguranca-publica-diz-especialista. Publicado em 08/04/2014. Acesso em 20/05/2014. Adaptado.
Com relação aos segmentos extraídos do texto 2, é correto o que se afirma em:
-
A
O período “Não teremos a menor chance de reduzir o número de mortes, nem dos demais crimes que assolam hoje a sociedade brasileira, se não tivermos mais seriedade na gestão pública” é composto por três orações, uma das quais exerce a função de advérbio de causa.
-
B
Na frase “Para ele, a Polícia Civil, que é numericamente menor, deveria se especializar nos crimes mais sofisticados, como crimes contra a pessoa, colaborar com a Polícia Federal contra lavagem de dinheiro e crime organizado, entre outros”, o pronome relativo “que” retoma Polícia Civil e exerce a função de sujeito do verbo “é”.
-
C
No trecho “(…) a falta de recursos, de políticas públicas para o setor e de investimento nas carreiras policiais contribuem para que anualmente o país perca em torno de 53 mil vidas desnecessariamente”, o verbo “perca” deveria estar flexionado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo para que houvesse concordância com o sujeito “53 mil vidas”.
-
D
Em “(…) lamentou ao se referir às polícias brasileiras como ‘meias polícias’, que fazem trabalhos incompletos e se atrapalham entre si”, o termo “entre si” é redundante.
-
E
Na frase “O palestrante disse que a Polícia Civil transformou-se em mero cartório de registros e de procedimentos, já que os delegados hoje são juízes de instrução sem poder”, a locução conjuntiva “já que” pode ser substituída pela expressão “dos quais” sem que ocorra modificação no sentido.
Sem comentários ainda!